COMO TESTAR

Para testar conexões, o correto seria usar um multímetro, mas nem todo mundo tem um (e nem todo mundo sabe usar um). Então, achamos que seria legal mostrar uma maneira fácil e barata de testar.

Você vai precisar de um LED comum, uma bateria moeda de 3V (também conhecida como bateria para relógio). Pode ser qualquer uma de 3V (CR2032, CR2025, CR2016 etc.), cabo elétrico (ou cabo jacaré) e fita isolante.

O mecanismo é simples, primeiro teste a pilha e o LED. Ligue o pino maior do LED no lado positivo e a menor no negativo.

Um dica, para descobrir qual o pino do positivo e qual é a do negativo. O negativo é pino menor. Se você conseguiu seu LED de sucata eletrônica e os dois pinos têm o mesmo tamanho por terem sido cortadas, existe outra maneira de identificar. Olhando de cima, o LED não é totalmente redondo. Bem acima do pino do negativo existe um chanfro, uma parte reta.

Agora prenda um pedaço de cabo elétrico no positivo e um no negativo. Você pode usar um cabo jacaré (veja imagem) ou um cabo elétrico comum, usando fita isolante para prender. Com este mecanismo você pode testar várias coisas, inclusive conexão dentre cabos.

Você também pode usar 2 pilhas AA. Coloque as pilhas em sequência (conforme imagem).

Depois use um pedaço de fita isolante para prender o cabo do polo negativo (1), outro pedaço para prender as duas pilhas (2) e um outro pedaço para prender um segundo cabo (3), do polo positivo.

Por exemplo, se achar um botão liga e desliga com 6 pinos e não souber quais deve soldar, esse mecanismo pode te ajudar.